Como fazer time lapse

By 12 de novembro de 2020 Sem categoria
Como fazer time lapse pelo celular

Também concordamos quando falamos da importância de ter um diferencial no mercado da fotografia, não é mesmo?

Para os videomakers, esse diferencial pode ser aprender a como fazer time lapse, tanto para conquistar a atenção do público, quanto para (claro), atrair mais clientes. Por isso, reunimos nesse post várias dicas de como fazer time lapse, vamos nessa?

Vídeos feitos em time lapse são extraordinários quem imaginaria fazer um vídeo completo de uma obra ou do dia a dia da empresa com recursos fantásticos, mas para chegar a essa perfeição é necessário ter o melhor em máquinas e equipamentos para a sua elaboração concorda?

Como fazer time lapse

Muitas pessoas tem a falsa impressão que existe apenas uma única maneira de produzir esse tipo de vídeo, na verdade existe N maneiras. Como por exemplo você sabia que é possível fazer um time lapse pela câmera do seu celular ou pelo seu Instagram? Exatamente vou começar a falar pelo meio mais tradicional as câmeras

Time lapse em câmeras DSLR ou Mirrorless

Esses tipos de câmeras são as mais tradicionais mais tem no mercado hoje, pois elas vem com o próprio recurso do time lapse embutido, um outro modelo de câmera caso você queira adquirir é o caso da Canon 7D Mark Ii

Tanto câmeras DSLR como Mirrorless contam com o recurso necessário para fazer time lapse.




Como sabemos o recurso time lapse é baseado em uma sequência de fotos, então precisamos usar um intervalo de tempo da câmera de sua escolha (Portanto que seja de alta qualidade e tenha o recurso time lapse embutido). O recurso também conhecido como intervalo metrô, serve para configurar o obturador para tirar uma foto a cada Um segundos.


No intervalômetro, você define o número de disparos a cada intervalo de tempo


Normalmente os intervalometros funciona do mesmo jeito e não importa o modelo da sua câmera, o que pode mudar será apenas a localização do recurso.


Como sabemos um segundo de vídeo tem cerca de 30 frames. Logo precisamos realizar um cálculo básico se a sua câmera tira.uma foto a cada 2 segundos, é necessário 1 minuto de captura para ter 1 segundo de vídeo.


Sendo assim para termos 1 minuto de vídeo necessitamos de 60 minutos de captação para conseguirmos ter 1 minuto de time lapse.


Podemos configurar o intervalômetro em qualquer tempo, ou seja, uma foto a cada 2, 5, 10, 15, 20 segundos… Não importa. O que importa é que depois, na pós-produção, cada foto não tenha uma distância muito longa da outra, do contrário o vídeo poderá ficar desconexo, com “buracos” durante a renderização.


Após configurar os disparos da câmera para um determinado intervalo de tempo, basta fixar a câmera em um bom tripé para realizar a estabilização do vídeo e esperar o tempo necessário para captação do evento. Pode ser um pôr do sol, o trânsito, o céu, etc.

Câmera própria para fazer time lapse

Em 2013, a marca Brinno fabricou o que podemos chamar de primeira câmera específica para fazer time lapse, a TLC200. De lá para cá, o modelo ganhou atualizações e continua no mercado!



Com ela não tem segredo, basta configurar quanto tempo você quer de time lapse, dar o REC em um local onde ela esteja estabilizada, e depois você pode exportar o arquivo já acelerado com o tempo escolhido, pronto para ser compartilhado.


Como fazer time lapse pelo celular

Sim, é possível fazer vídeos em time lapse pelo celular. No entanto, o conceito muda um pouco. Ao invés de sequências de fotos que posteriormente passariam pela pós-produção, a ideia é gravar vídeos propriamente ditos, e aplicar o efeito de estabilização e velocidade, seja através de aplicativos ou câmeras nativas. Mas antes, precisamos falar sobre um simples detalhe, que é…

A diferença entre time lapse e hyperlapse. Enquanto o time lapse é feito com a câmera basicamente parada, o hyperlapse permite o movimento da câmera (ou celular) entre pessoas, carros, avião, etc. Logo, a diferença é o movimento durante a captação. Por isso os aplicativos de celular, que está sempre à nossa mão, são comumente mais usados para… Hyperlapse. Mas isso não é uma regra!



Existem vários aplicativos próprios para fazer time lapse ou hyperlapse via mobile, vamos listar alguns deles para que você possa baixar e fazer os testes:


Microsoft Hyperlapse Mobile

O Microsoft Hyperlapse Mobile é um aplicativo para fazer time lapse em smartphones Android. O app da Microsoft é bem fácil e intuitivo, tem estabilização embutida, e permite que você escolha a velocidade do vídeo antes de exportá-lo direto para as redes sociais. No entanto, ainda recomendamos que, mesmo pelo celular, seja usado um tripé ou uma base de fixação, para garantir que o time lapse fique 100% estável.

Hyperlapse para Instagram

Se o app da Microsoft é exclusivo para Android, este app oficial do Instagram está disponível somente para sistema iOS.

Com funções parecidas com o aplicativo da Microsoft, este app permite que você grave vídeos com a estabilização automática do Instagram. Posteriormente, você também pode escolher a velocidade do lapso de tempo da gravação, de 2x a até 12x, aplicar filtros e compartilhar o vídeo diretamente para o seu Instagram.



Assim como dissemos no post sobre como desfocar o fundo da foto, alguns celulares estão sendo fabricados com recursos PRO em suas câmeras nativas. Isto é, alguns modelos estão vindo com o recurso de time lapse embutido. Nesse sentido, é necessário gravar um vídeo de forma estabilizada, e depois o próprio sistema codifica o vídeo para que ele fique acelerado.



Para isso, verifique na câmera do seu celular se ela vem com recurso de Time Lapse. A partir daí, é só seguir a dica de estabilização, gravar, comprimir o vídeo automaticamente e depois compartilhar.


Achou um pouco complicado de realizar o time lapse? Não se preocupe a Sentric pode te ajudar a resolver esse problema, CLIQUE AQUI e entre em contate conosco e invista agora nessa maravilhosa tecnologia.

Leave a Reply

Open chat
Olá! Como posso te ajudar?